Fala, concurseiro! Ocorreu a publicação do edital do Concurso CFS 2024. A priori, eles estão oferecendo cerca de 242 vagas, objetivando o preenchimento de cargos de nível médio. Surpreendentemente, a remuneração inicial é de R$3,8 mil. Ademais, a própria Aeronáutica é a encarregada por cuidar do concurso. Saiba mais aqui no Vagas Concurso.
Concurso CFS 2024: inscrição e isenção de taxa
Aqueles que desejarem participar do Concurso CFS 2024 precisam fazer sua respectiva inscrição a partir das 10h do dia 23 de fevereiro até às 15h 15 de março de 2023, no seguinte site: http://ingresso.eear.aer.mil.br.
A taxa de inscrição está com um valor fixado em R$ 80,00 e precisa ser pago até o dia de 22 de março de 2023.
Isenção da taxa
A solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição está pautada no Decreto nº 6.593, de 02 de outubro de 2008, no Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022, e na Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.
Podem pedir a isenção da taxa de inscrição as pessoas que se encaixarem em um dos itens abaixo:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, informando número de Identificação Social (NIS), e ser membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022; ou
- Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, os termos da Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.
A solicitação poderá ser feita entre os dias 23 de fevereiro e 15 de março de 2023.
Concurso CFS 2024: vagas, cargos, requisitos e atribuições
Observe adiante como o Concurso CFS 2024 realizou a distribuição das vagas e quais são os requisitos e atribuições cada um dos cargos possuem.
Opção 01 – Ambos os sexos
- BMA – Mecânico de Aeronaves: 48 vagas ampla concorrência + 12 vagas reservadas
- BMB – Material Bélico: 12 vagas ampla concorrência + 03 vagas reservadas
- BEI – Eletricidade e Instrumentos: 13 vagas ampla concorrência + 03 vagas reservadas
- BEP – Estrutura e Pintura: 08 vagas ampla concorrência + 02 vagas reservadas
- BEV – Equipamento de Voo: 10 vagas ampla concorrência + 02 vagas reservadas
- BSP – Suprimento: 11 vagas ampla concorrência + 03 vagas reservadas
- SGS – Guarda e Segurança: 24 vagas ampla concorrência + 06 vagas reservadas
Opção 02 – Ambos os sexos – controle de tráfego aéreo
- BCT – Controle de Tráfego Aéreo: 68 vagas ampla concorrência + 17 vagas reservadas
Requisitos
- ser brasileiro(a);
- ser voluntário(a);
- estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas IE, para habilitação à futura matrícula no CFS 1/2024;
- se menor de 18 anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no Exame, estar autorizado a participar das fases subsequentes (Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e matrícula no Curso);
Atribuições:
- BMA – Mecânico de Aeronaves: é o responsável pela manutenção e inspeção dos motores, hélices, sistemas pneumáticos, hidráulicos e de combustível das aeronaves. Como tripulante, assessora os pilotos em voo e desloca-se constantemente em aeronaves para o cumprimento de missões.
- BMB – Material Bélico: é o especialista em armamento e munições terrestres e aéreas. Exerce as funções de artilheiro de bordo em aeronaves, inspetor de armas e munições, instrutor de tiro e mecânico de armamento.
- BEI – Eletricidade e Instrumentos: é responsável pelo funcionamento e manutenção de instrumentos de precisão de aviões, relacionados com motores, sistema de combustível, trem de pouso, níveis de voo etc. Trabalha em laboratórios ou em oficinas de manutenção.
- BEP – Estrutura e Pintura: executa a construção e reparação de estruturas metálicas, serviços de tratamento anticorrosivo e pintura, bem como a manipulação de plásticos e similares em aeronaves e seus componentes.
- BEV – Equipamento de Voo: é responsável pela inspeção, manutenção e reparos em paraquedas, botes e coletes salva-vidas, capacetes de voo, kits de sobrevivência no mar e na selva e outros equipamentos de segurança, salvamento e sobrevivência.
- BSP – Suprimento: zela pelo controle e distribuição do material aeronáutico e de apoio logístico destinado à manutenção de aeronaves e equipamentos. Trabalha em unidades de suprimento de aviação, de intendência, de eletrônica e de material bélico.
- SGS – Guarda e Segurança: executa as atividades de segurança e defesa das instalações, de pessoas e dignitários e serviços de operações especiais. É o responsável pelo adestramento físico e instrução militar inicial dos que ingressam na Aeronáutica.
- BCT – Controle de Tráfego Aéreo: controla o voo das aeronaves no espaço aéreo brasileiro, atuando em torres de controle de aeródromos, nos Centros de Controle e nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.
0 comentário