Concurso Público Defensoria Pública SP 2019

O Estado de São Paulo, breve, abrirá um novo concurso público a fim de prover cargo de nível médio e superior na Defensoria Pública SP. Veja abaixo as principais informações como número de Vagas, Requisitos, Edital e Inscrições e fique por dentro de tudo sobre o concurso público para a Defensoria Pública SP 2019.

Requisitos Concurso Público Defensoria Pública SP 2019

Os requisitos básicos para a inscrição no Concurso Público Defensoria Pública SP 2019 são: ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Sendo a nacionalidade portuguesa, é preciso observar se preenche os requisitos exigidos no estatuto de igualdade entre portugueses e brasileiros, e estar no gozo dos direitos políticos, conforme determina o art. 12, § 1º da Constituição Federal; ter carteira de identidade civil; estar quite com o Serviço militar (candidatos do sexo masculino); estar quite com Justiça Eleitoral; e, no caso de aprovação no concurso público, outros requisitos constantes no edital, gerais e específicos, devem ser observados.

Concurso Público Defensoria Pública SP 2019 – Vagas

Para o concurso público da Defensoria Pública SP 2019 espera-se a abertura de mais de 20 vagas para cargos de nível médio e superior.

Concurso Público Defensoria Pública SP 2019 – Edital


O Estado de São Paulo deverá realizar o novo certame através da Fundação Carlos Chagas (FCC), cujo edital poderá ser acessado no site http://www.concursosfcc.com.br/

Salário para o Concurso Defensoria Pública SP 2019

As remunerações para provimento dos cargos da Defensoria Pública SP deverão ser em torno de R$ 1.500,00 para cargos de nível médio (Oficial de Defensoria Pública), e R$ 4.450,00 para cargos de nível superior (Agente de Defensoria Pública).

Provas Concurso Defensoria Pública SP 2019

As provas a que serão submetidas os candidatos deverão ser objetiva e discursiva/redação, de caráter eliminatório e classificatório; e prova de títulos, de caráter classificatório, para os cargos de nível superior.

Concurso Público Defensoria Pública SP 2019 – Inscrições


As inscrições para o Concurso Público Defensoria Pública SP deverão ocorrer no primeiro ou segundo semestre do ano de 2019, a depender do trâmite para divulgação do certame.

Os valores das inscrições também não foram divulgadas, devendo o candidato ficar atendo quando da publicação do edital.

Preparação para o Concurso Defensoria Pública SP 2019

Abaixo iremos mostrar alguns pontos que devem ser estudados, em termos de conhecimentos gerais e específicos para o Concurso Público Defensoria Pública SP 2019, lembrando que o edital deve ser atentamente lido, para conhecimento exato e completo de todo o conteúdo programático que será cobrado.

  • Português

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: emprego, colocação e formas de tratamento. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Sintaxe da oração e do período. Redação. Compreensão e interpretação de textos.

  • Raciocínio Lógico e Matemática

Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas. Razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem e problemas. Juros simples e compostos. Equações do 1º e do 2º grau; sistemas de equações. Noções de probabilidade e estatística. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

  • Noções de Informática

Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico. Organização de informação para uso na Internet, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos. Conceitos de proteção e segurança da informação. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: conceitos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas e funcionamento de periféricos no sistema operacional Windows 7. Aplicativos para edição de textos e planilhas eletrônicas utilizando o Microsoft Office 2007.

Dos Cargos do Concurso Defensoria Pública SP 2019


Abaixo informaremos algumas das atribuições dos cargos que devem ser abertos no Concurso Defensoria Pública SP 2019, devendo o candidato ficar atento quando da publicação do edital a fim de ter acesso às informações pertinentes a todos os cargos e áreas de atuação.

Oficial de Defensoria (nível médio): entre as atribuições, no geral, irá desenvolver atividades que são de apoio técnico e administrativo nas diversas áreas da Defensoria Pública de São Paulo.

Agente de Defensoria Pública (nível superior): entre as atividades, no geral, irá desenvolver tarefas que sejam compatíveis com a área de atuação e especialidade para atendimento da administração interna e área-fim da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, auxiliando na elaboração e execução de estudos, planos e projetos institucionais, a partir de objetivos previamente definidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *