Concurso Público Engenheiro da Marinha 2021

A Marinha, breve, abrirá um novo concurso público a fim de prover cargos de nível superior, especificamente para Engenheiro. Veja abaixo as principais informações como número de Vagas, Requisitos, Edital e Inscrições e fique por dentro de tudo sobre o concurso público para a Engenheiro da Marinha 2021.
concurso-engenheiro-da-marinha

Requisitos Concurso Público Engenheiro da Marinha 2021

Os requisitos básicos para a inscrição no Concurso Público Engenheiro da Marinha 2021 são: ter menos de 36 anos de idade no dia 1º de janeiro de 2021; ser brasileiro nato; verificar se preenche as exigências para ocupação do cargo que pretende concorrer; ter bons antecedentes; estar quite com o Serviço militar (candidatos do sexo masculino); estar quite com Justiça Eleitoral; e, no caso de aprovação no concurso público, outros requisitos constantes no edital, gerais e específicos, devem ser observados.

Concurso Público Engenheiro da Marinha 2021 – Vagas

Para o concurso público da Engenheiro da Marinha 2021 espera-se a abertura de mais de 60 vagas para Engenheiro.

Concurso Público Engenheiro da Marinha 2021 – Edital

edital-concurso-engenheiro-da-marinha
A Marinha deverá realizar o novo certame através de seu próprio órgão, cujo edital poderá ser acessado no site https://www.marinha.mil.br/sspm/

Salário para o Concurso Engenheiro da Marinha 2021

A remuneração para provimento dos cargos no Engenheiro da Marinha deverão ser em torno de R$ 11.000,00.

Provas Concurso Engenheiro da Marinha 2021

As provas a que serão submetidas os candidatos são: prova objetiva e discursiva; redação; tradução de textos; eventos complementares (verificar no edital quais são); Curso de Formação de Oficiais.

Concurso Público Engenheiro da Marinha 2021 – Inscrições

As inscrições para o concurso público Engenheiro da Marinha deverão ocorrer no primeiro ou segundo semestre do ano de 2021, a depender do trâmite para divulgação do certame.

Os valores das inscrições também não foram divulgadas, devendo o candidato ficar atendo quando da publicação do edital.

Preparação para o Concurso Engenheiro da Marinha 2021

Abaixo iremos mostrar alguns pontos que devem ser estudados, em termos de conhecimentos gerais para o concurso público do Engenheiro da Marinha 2021, lembrando que o edital deve ser atentamente lido, para conhecimento exato e completo de todo o conteúdo programático que será cobrado.
Provas-Marinha

  • Matemática

Cálculo Diferencial e Integral Básico: Técnicas de derivação e integração de funções de uma ou de mais variáveis; Regra da cadeia; Teorema do valor médio; Teorema fundamental do cálculo; Extremos de função de uma variável; Extremos de função de múltiplas variáveis; e Aplicações de derivadas e integrais em problemas físicos.
Séries e Sequências: Limites e critérios de convergência; Integração e diferenciação de séries; Séries de Potências; Séries de Fourier; e Expansão de funções em séries.
Probabilidade Estatística: Probabilidade de eventos complementares, dependentes e independentes; Frequência de eventos aleatórios; Média, moda, variância, desvio padrão; e Distribuição normal.
Álgebra Linear: Vetores no plano e no espaço, operações com vetores, produto vetorial e produto misto no espaço tridimensional, aplicações;
Espaços vetoriais; Bases Ortonormais e canônicas; Dependência Linear; Transformações Lineares; Mudança de base; Operações e inversão de matrizes; Determinantes; e Problemas de autovalor e autovetor.

  • Física

Estática: Sistemas de forças e momentos: resultantes; Condições de equilíbrio, vínculos e diagramas de corpo livre; Centro de massa e centroides de linhas, áreas e volumes, teorema de Pappus; Atrito seco, atrito estático e dinâmico, atrito em máquinas elementares; e Trabalho virtual: equilíbrio de um corpo rígido, sistemas com membros elásticos e sistemas com atrito.
Dinâmica de Sistemas Termo-Fluidos: Escoamento de Fluidos Perfeitos, Vasos Comunicantes e Equilíbrio: Equação de Torricelli, Empuxo; conservação da massa e energia, equação de Bernouille; Equação de estado e transformações em gases perfeitos; Primeira Lei da Termodinâmica para um sistema; e Rendimento de máquinas técnicas e o Teorema de Carnot.
Eletricidade e Eletromagnetismo: Introdução ao eletromagnetismo, carga elétrica e lei de Coulomb; Campo elétrico, linhas de força e dipolos elétricos; Potencial elétrico, energia potencial elétrica, capacitores e dielétricos, energia no campo elétrico; Força eletromotriz, corrente em circuitos elétricos e diferenças de potencial; Circuitos RC, indutância, circuitos RL e circuitos RLC; Campo magnético, interação de corrente e campo magnético, propriedades magnéticas da matéria; Lei de Ampère, linhas de indução, lei de Biot-Savat, força de Lorentz e princípios de funcionamento do gerador e do motor; Lei de Faraday, lei de Lenz, campos magnéticos variáveis no tempo e princípios de funcionamento do transformador; e Corrente alternada, reatância e impedância.
O candidato deverá ficar atento às diversas áreas de engenharia que constarão no edital para um estudo mais bem direcionado do conteúdo.

Do Cargo do Concurso Engenheiro da Marinha 2021

Edital-Marinha
Dentre as atribuições de um Engenheiro da Marinha estão as funções relacionadas à aplicação de conhecimentos, que são específicos da área, necessários às atividades de manutenção e reparo dos meios existentes e ao desenvolvimento de projetos de novos meios, assim como de atividades inerentes à carreira militar, conforme Lei n 9.519/97.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *