Concurso Público INSS 2019

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), breve, deverá anunciar a abertura de um novo concurso público a fim de prover cargos de nível médio e superior. Veja abaixo as principais informações como número de Vagas, Requisitos, Edital e Inscrições e fique por dentro de tudo sobre o concurso público para o INSS 2019.

Requisitos Concurso Público INSS 2019

Os requisitos básicos para a inscrição no Concurso INSS 2019 são: ter, no mínimo, 18 anos de idade; ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Sendo a nacionalidade portuguesa, é preciso observar se preenche os requisitos exigidos no estatuto de igualdade entre portugueses e brasileiros, e estar no gozo dos direitos políticos, conforme determina o art. 12, § 1º da Constituição Federal; ter carteira de identidade civil; estar quite com o Serviço militar (candidatos do sexo masculino); estar quite com Justiça Eleitoral; e, no caso de aprovação no concurso público, outros requisitos constantes no edital, gerais e específicos, devem ser observados.

Concurso Público INSS 2019 – Vagas

Para o concurso público INSS 2019 deverão ser ofertadas, segundo as expectativas, mais de 7.000 vagas para cargos de nível médio e superior.

Concurso Público INSS 2019 – Edital


A INSS deverá realizar o novo concurso através da Cespe / UnB, sendo que o edital estará disponível no site, cujo link é http://www.cespe.unb.br/concursos/

Salário para o Concurso INSS 2019

A remuneração para provimento dos cargos de nível médio deverá ser em torno de R$ 4.890,00, para cargos de nível médio; e R$ 7.500,00 para cargos de nível superior.

Provas Concurso INSS 2019

As provas a que serão submetidas os candidatos deverão ser objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, exceto para o cargo de Advogado Junior que, além da prova objetiva, haverá prova discursiva.

Concurso Público INSS 2019 – Inscrições


As inscrições para o concurso público Analista Judiciário SP deverão ocorrer no primeiro ou segundo semestre do ano de 2019, a depender do trâmite para divulgação do certame.

Os valores das inscrições também não foram divulgadas, devendo o candidato ficar atendo quando da publicação do edital.

O candidato que possuir deficiência deverá declarar no momento da inscrição a necessidade de realizar o certame com ledor ou prova ampliada e/ou informar dificuldade de locomoção.

Havendo a necessidade de fiscal ledor, este também irá transcrever as respostas do candidato para o cartão-resposta.

No caso de candidato que marcar a opção de deficiente visual (parcial) na inscrição, fará a prova que será confeccionada em letras ampliadas. Se houver necessidade, a prova será confeccionada em linguagem Braile.

Os portadores de deficiência auditiva, e que declararem essa condição no momento da inscrição, poderão fazer a prova com uso de aparelho auricular.

Preparação para o Concurso INSS 2019

Abaixo iremos mostrar alguns pontos que devem ser estudados, em termos de conhecimentos gerais para os cargos do concurso público da INSS 2019, lembrando que o edital deve ser atentamente lido, pois a matéria pode ser modificada.

  • Português

Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação Gráfica. Emprego e reconhecimento das classes de palavras; formação de palavras; flexão de gênero e número; modos e tempos verbais. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período; termos essenciais, acidentais e integrantes da oração; concordância nominal e verbal. Pontuação. Figuras de linguagem. Significação das palavras. Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

  • Raciocínio Lógico

Problemas de raciocínio lógico envolvendo os seguintes assuntos: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; tautologias; proposições; teoria dos conjuntos; análise combinatória; noções de estatística e probabilidade.

  • Noções de Informática

Conceitos de Internet e intranet. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

 Dos Cargos do Concurso INSS 2019

Abaixo informaremos algumas atribuições de alguns dos cargos do INSS 2019, nível médio e superior, devendo o candidato ficar atento quando da divulgação do edital para leitura completa das atribuições dos cargos e as diversas áreas de atuação.

Técnico do Seguro Social (nível médio): entre as diversas atribuições estão a de realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica; coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres; e exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.

Analista do Seguro Social com Formação em Serviço Social (nível superior): entre as diversas atribuições estão a de prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS nas Agências da Previdência Social – APS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional; supervisionar e homologar os programas profissionais realizados por terceiros ou instituições conveniadas; realizar avaliação social para fins de concessão de direitos previdenciários e benefícios assistenciais; promover estudos sociais e socioeconômicos, pesquisa e levantamento de informações visando à emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários e benefícios assistenciais, bem como à decisão médico pericial; e exercer, mediante designação da autoridade competente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *