Concurso Público Ministério do Trabalho (MTE) 2022
O Ministério do Trabalho (MTE) breve anunciará a abertura de um novo concurso público a fim de prover cargos de nível médio e superior. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) já afirmou que irá analisar novos editais. Veja abaixo as principais informações como número de Vagas, Requisitos, Edital e Inscrições e fique por dentro de tudo sobre o concurso público para a Ministério do Trabalho (MTE) 2022.
Requisitos Concurso Público Ministério do Trabalho (MTE) 2022
Os requisitos básicos para a inscrição no Concurso Público Ministério do Trabalho (MTE) 2022 são:
ter, no mínimo, 18 anos de idade; ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Sendo a nacionalidade portuguesa, é preciso observar se preenche os requisitos exigidos no estatuto de igualdade entre portugueses e brasileiros, e estar no gozo dos direitos políticos, conforme determina o art. 12, § 1º da Constituição Federal; verificar se preenche as exigências para ocupação do cargo que pretende concorrer; ter carteira de identidade civil; estar quite com o Serviço militar (candidatos do sexo masculino); estar quite com Justiça Eleitoral; e, no caso de aprovação no concurso público, outros requisitos constantes no edital, gerais e específicos, devem ser observados.
Concurso Público Ministério do Trabalho (MTE) 2022 – Vagas
Para o concurso público da Ministério do Trabalho (MTE) 2022 deverão ser ofertadas, segundo as expectativas, mais de 1.400 vagas devido à urgente necessidade do órgão.
Concurso Público Ministério do Trabalho (MTE) 2022 – Edital
O Ministério do Trabalho (MTE) deverá realizar o novo certame através da ESAF (Escola de Administração Fazendária) , cujo edital será divulgado no site http://www.esaf.fazenda.gov.br/
Salário para o Concurso Ministério do Trabalho (MTE) 2022
A remuneração para provimentos dos cargos no Ministério do Trabalho (MTE) deverá ser em torno de R$ 17.000,00 para cargos de nível superior, e R$ 4.000,00 para cargos de nível médio.
Provas Concurso Ministério do Trabalho (MTE) 2022
As provas a que serão submetidas os candidatos deverão ser objetivas e discursivas, divididas em duas etapas, cujo caráter é eliminatório e classificatório.
Serão cobrados conhecimentos gerais e específicos em todos os cargos.
Concurso Público Ministério do Trabalho (MTE) 2022 – Inscrições
As inscrições para o concurso público Ministério do Trabalho (MTE) deverão ocorrer no primeiro ou segundo semestre do ano de 2022, a depender da aprovação do concurso e trâmite para divulgação do certame.
Os valores das inscrições também não foram divulgadas, devendo o candidato ficar atendo quando da publicação do edital.
Preparação para o Concurso Ministério do Trabalho (MTE) 2022
Abaixo iremos mostrar o que deve ser estudado, em termos de conhecimentos gerais e específicos para os cargos do concurso público da Ministério do Trabalho (MTE) 2022, lembrando que o edital deve ser atentamente lido, pois a matéria pode ser modificada.
- Língua Portuguesa
Interpretação de texto;
Tipos e gêneros textuais;
Ortografia oficial;
Coesão textual;
Tempos e modos verbais;
Estrutura morfossintática;
Classe de palavras;
Orações;
Pontuação;
Concordância e regência verbal e nominal;
Crase;
Pronomes.
- Direito Administrativo
Introdução ao Direito Administrativo;
Noções de organização administrativa;
Administração Pública;
Atos administrativos: conceitos, atributos, classificação, requisitos e espécies;
Poderes da Administração Pública;
Controle da Administração Pública.
Agentes públicos e servidores públicos;
Lei nº 8.112/1990: regime disciplinar (deveres e proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades);
Centralização, descentralização, concentração e desconcentração;
Bens públicos;
Responsabilidade civil do Estado;
Direito Administrativo Disciplinar.
- Direito Constitucional
Princípios fundamentais;
Direitos e garantias fundamentais;
Nacionalidade;
Cidadania e direitos políticos;
Organização do Estado;
Poder Legislativo;
Controle externo e interno;
Defesa do Estados e das Instituições Democráticas;
- Noções de Informática
Ambiente Linux e Windows: noções de sistema operacional;
Ambientes Microsoft Office e BrOffice: edição de planilhas, apresentações e edição de textos;
Programas de correio eletrônico;
Segurança da informação;
Noções de worms, pragas virtuais em geral, vírus.
- Ética no Serviço Público
Moral e ética;
Princípios e valores;
Ética e democracia;
Ética e função pública;
Ética no setor público;
Legislações específicas e pertinentes ao tema que serão divulgados no edital.
Dos Cargos do Concurso Ministério do Trabalho (MTE) 2022
Agente Administrativo (nível médio): realizará atividades consideradas de nível intermediário e que sejam de suporte administrativo a todas as unidades organizacionais do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Atuará em áreas finalísticas, gerindo pessoas, materiais, patrimônio, orçamento e finanças, podendo as tarefas serem de natureza repetitiva ou não. Exemplos: operação de sistemas corporativos e governamentais; atendimento ao público externo e interno (via telefone, presencialmente ou por meios eletrônicos); elaboração de documentos e correspondências oficiais; análise e elaboração de informações, declarações, certidões, relatórios e outros documentos congêneres; elaboração de cálculos e sua conferência; realização de diversas atividades ligadas à instrução, tramitação e movimentação de processos e/ou documentos; manutenção e controle de arquivo da unidade onde estiver lotado; orientação relativa à aplicação de normas internas ou da área em que atuar; participação em reuniões, comissões, equipes e grupos; outras diversas que deverão ser conferidas no edital quando de sua publicação.
Auditor Fiscal do Trabalho (nível superior): dentre suas atribuições estão o cumprimento de disposições legais e regulamentares relativas, entre outros, à segurança e medicina no trabalho; verificar os registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), de modo a reduzir os índices de informalidade; verificação de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), com o fim de maximizar os índices de arrecadação.
0 comentário