Concurso Público STM 2019

O STM (Superior Tribunal Militar), breve, abrirá um novo concurso público a fim de prover cargos de nível médio e superior. Veja abaixo as principais informações como número de Vagas, Requisitos, Edital e Inscrições e fique por dentro de tudo sobre o concurso público para o STM 2019.

Requisitos Concurso Público STM 2019

Os requisitos básicos para a inscrição no Concurso Público STM 2019 são: ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Sendo a nacionalidade portuguesa, é preciso observar se preenche os requisitos exigidos no estatuto de igualdade entre portugueses e brasileiros, e estar no gozo dos direitos políticos, conforme determina o art. 12, § 1º da Constituição Federal; ter carteira de identidade civil; estar quite com o Serviço militar (candidatos do sexo masculino); estar quite com Justiça Eleitoral; e, no caso de aprovação no concurso público, outros requisitos constantes no edital, gerais e específicos, devem ser observados.

Concurso Público STM 2019 – Vagas

Para o concurso público da STM 2019 espera-se a abertura de mais de 20 vagas para STM.

Concurso Público STM 2019 – Edital


A Receita Federal deverá realizar o novo certame através da banca Cespe / UnB, cujo edital poderá ser acessado no site http://www.cespe.unb.br/concursos/

Salário para o Concurso STM 2019

A remuneração para provimento dos cargos de nível superior deverão ser em torno de R$ 11.000,00, e de nível médio em torno de R$ 6.700,00.

Provas Concurso STM 2019

As provas a que serão submetidas os candidatos deverão ser objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Concurso Público STM 2019 – Inscrições


As inscrições para o Concurso Público STM deverão ocorrer no primeiro ou segundo semestre do ano de 2019, a depender do trâmite para divulgação do certame.

Os valores das inscrições também não foram divulgadas, devendo o candidato ficar atendo quando da publicação do edital.

Preparação para o Concurso STM 2019

Abaixo iremos mostrar alguns pontos que devem ser estudados, em termos de conhecimentos gerais e específicos para o Concurso Público STM 2019, lembrando que o edital deve ser atentamente lido, para conhecimento exato e completo de todo o conteúdo programático que será cobrado.

  • Português

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. Emprego de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período. Emprego das classes de palavras. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Aspectos gerais da redação oficial. Finalidade dos expedientes oficiais. Adequação da linguagem ao tipo de documento. Adequação do formato do texto ao gênero. Pronomes de tratamento.

  • Noções de Direito Constitucional

Constituição. Conceito, classificações, princípios fundamentais. Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. Organização político-administrativa. Poder Judiciário: disposições gerais; tribunais e juízes militares. Meio ambiente.

  • Noções de Direito Administrativo

Organização administrativa: administração direta e indireta; centralizada e descentralizada; autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/1990 e suas alterações): disposições preliminares; provimento; vacância; remoção; redistribuição; direitos e vantagens; regime disciplinar. Lei nº 9.784/1999. Lei nº 11.416/2006 e suas alterações. Licitação (Lei nº 8.666/1993 e suas alterações): princípios, modalidades, dispensa e inexigibilidade. Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Conceitos e objetivos. Planejamento. Receita Pública. Despesa Pública. Transparência, controle e fiscalização. Serviços Públicos: conceito e princípios; delegação: concessão, permissão e autorização. Responsabilidade civil do Estado: evolução doutrinária; direito positivo brasileiro; causas excludentes e atenuantes; reparação do dano. Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

Dos Cargos do Concurso STM 2019

Abaixo informaremos algumas das atribuições de cargos de nível médio e superior, que devem constar no edital, devendo o candidato ficar atento quando da publicação deste para conhecimento integral dos cargos, áreas e suas atribuições.

Analista Judiciário – Área Administrativa (nível superior): entre as diversas atribuições estão as atividades de natureza técnica, relacionadas ao planejamento, coordenação, supervisão e execução de tarefas, envolvendo: elaboração de pareceres, de informações, de relatórios, estudo e análise de documentos de natureza administrativa assistência técnica em questões que envolvam matéria de natureza administrativa, analisando e emitindo informações e pareceres; elaboração e atualização de normas e procedimentos; trabalhos que exijam conhecimentos básicos de informática, inclusive digitação; realização de atividades relacionadas à gestão estratégica, de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, licitações e contratos, controle interno e auditoria, desenvolvimento organizacional; etc.
Analista Judiciário – Apoio Especializado: Contabilidade (nível superior): entre as diversas atribuições estão as de coordenação, supervisão, controle interno, auditoria e execução de tarefas ligadas aos serviços de contabilidade, verificando contas, emitindo relatórios e pareceres, conforme a legislação específica, para apurar os elementos necessários à elaboração orçamentária e ao controle da situação patrimonial e financeira da JMU; etc.
Técnico – Área Administrativa (nível médio): entre as diversas atribuições estão as de atendimento ao público interno e externo, prestando informações sobre a tramitação de processos e outras questões relacionadas à unidade de trabalho; elaboração e conferência de documentos; trabalhos que exijam conhecimentos básicos de informática, inclusive de digitação; controle e guarda do material de expediente, observando o consumo e a reposição em tempo hábil; etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *