Concurso Público TCE SP 2019

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, breve, abrirá um novo concurso público a fim de prover cargos de nível superior no TCE SP. Veja abaixo as principais informações como número de Vagas, Requisitos, Edital e Inscrições e fique por dentro de tudo sobre o concurso público para o TCE SP 2019.

Requisitos Concurso Público TCE SP 2019

Os requisitos básicos para a inscrição no Concurso Público TCE SP 2019 são: ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Sendo a nacionalidade portuguesa, é preciso observar se preenche os requisitos exigidos no estatuto de igualdade entre portugueses e brasileiros, e estar no gozo dos direitos políticos, conforme determina o art. 12, § 1º da Constituição Federal; ter carteira de identidade civil; estar quite com o Serviço militar (candidatos do sexo masculino); estar quite com Justiça Eleitoral; e, no caso de aprovação no concurso público, outros requisitos constantes no edital, gerais e específicos, devem ser observados.

Concurso Público TCE SP 2019 – Vagas

Para o concurso público do TCE SP 2019 espera-se a abertura de mais de 100 vagas.

Concurso Público TCE SP 2019 – Edital


O Estado de São Paulo deverá realizar o novo certame através da Vunesp, cujo edital poderá ser acessado no site https://www.vunesp.com.br/

Salário para o Concurso TCE SP 2019

A remuneração para provimento dos cargos do TCE SP, de nível superior, deverá ser em torno de R$ 13.000,00.

Provas Concurso TCE SP 2019

A prova a que será submetida os candidatos deverá ser objetiva, de caráter eliminatório.

Concurso Público TCE SP 2019 – Inscrições


As inscrições para o Concurso Público TCE SP deverão ocorrer no primeiro ou segundo semestre do ano de 2019, a depender do trâmite para divulgação do certame.

Os valores das inscrições também não foram divulgadas, devendo o candidato ficar atendo quando da publicação do edital.

O candidato que possuir deficiência deverá declarar no momento da inscrição a necessidade de realizar o certame com ledor ou prova ampliada e/ou informar dificuldade de locomoção.

Havendo a necessidade de fiscal ledor, este também irá transcrever as respostas do candidato para o cartão-resposta.

No caso de candidato que marcar a opção de deficiente visual (parcial) na inscrição, fará a prova que será confeccionada em letras ampliadas. Se houver necessidade, a prova será confeccionada em linguagem Braile.

Os portadores de deficiência auditiva, e que declararem essa condição no momento da inscrição, poderão fazer a prova com uso de aparelho auricular.

Preparação para o Concurso TCE SP 2019

Abaixo iremos mostrar alguns pontos que devem ser estudados, em termos de conhecimentos gerais e específicos para o Concurso Público TCE SP 2019, lembrando que o edital deve ser atentamente lido, para conhecimento exato e completo de todo o conteúdo programático que será cobrado.

  • Português

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal.

  • Raciocínio Lógico e Matemática

Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas. Razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem e problemas. Juros simples e compostos. Equações do 1º e do 2º grau; sistemas de equações. Noções de probabilidade e estatística. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

  • Noções de Informática

MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Dos Cargos do Concurso TCE SP 2019


Abaixo informaremos algumas das atribuições dos cargos que devem ser abertos no Concurso TCE SP 2019, devendo o candidato ficar atento quando da publicação do edital a fim de ter acesso às informações pertinentes a todos os cargos e áreas de atuação.
Agente de Fiscalização: entre as atribuições do cargo estão a prestação de serviços internos e externos no que se refere à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e Municípios, com exceção da Capital, e as respectivas entidades da administração tanto direta quanto indireta.
Agente de Fiscalização-Administração: entre as atribuições do cargo estão a prestação de serviços internos e externos no que se refere às áreas da administração de pessoal, material, transporte, comunicação, finanças e orçamento, biblioteca, além de execução de atividades didáticas pedagógicas que requer conhecimento específico na área educacional e recreativa de convivência infantil ou área de saúde, assistência social e nutricional; também, a execução e acompanhamento de atividades de rotina que requerem conhecimento específico e outras atividades que sejam correlatas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *