Concurso Público TJ PR 2022

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR) deve abrir, em breve, novo concurso público a fim de prover cargos de nível médio e superior. Veja abaixo as principais informações como número de Vagas, Requisitos, Edital e Inscrições e fique por dentro de tudo sobre o concurso público para TJ PR 2022.
concurso-publico-tj-pr

Requisitos Concurso Público TJ PR 2022

Os requisitos básicos para a inscrição no Concurso Público TJ PR 2022 são: ter, no mínimo, 18 anos de idade; ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Sendo a nacionalidade portuguesa, é preciso observar se preenche os requisitos exigidos no estatuto de igualdade entre portugueses e brasileiros, e estar no gozo dos direitos políticos, conforme determina o art. 12, § 1º da Constituição Federal; ter carteira de identidade civil; estar quite com o Serviço militar (candidatos do sexo masculino); estar quite com Justiça Eleitoral; e, no caso de aprovação no concurso público, outros requisitos constantes no edital, gerais e específicos, devem ser observados.

Concurso Público TJ PR 2022 – Vagas

Para o concurso público TJ PR 2022 a expectativa é de abertura de mais de 200 vagas para cargos de nível médio e superior.

Concurso Público TJ PR 2022 – Edital

edital-concurso-tj-pr
O TJ PR deverá realizar o novo certame através de seu próprio Tribunal, sendo que o edital poderá ser acessado, quando de sua publicação, no site cujo link é https://www.tjpr.jus.br/

Salário para o Concurso TJ PR 2022

A remuneração para provimento do cargo de TJ PR deverá ficar em torno de R$ 5.030,00 para cargos de nível médio, e de R$ 7.200,00 para cargos de nível superior.

Provas Concurso TJ PR 2022

As provas a que serão submetidas os candidatos deverão ser objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para cargos de nível superior; prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para cargos de nível médio.

Concurso Público TJ PR 2022 – Inscrições

As inscrições para o concurso público TJ PR, para provimentos de cargos de nível fundamental, médio e superior, deverão ser abertas no primeiro ou segundo semestre do ano de 2022.
inscricoes-concurso-tj-pr
Os valores das inscrições ainda não foram anunciados, e os candidatos deverão ficar atentos ao edital, quando de sua publicação.
O candidato que possuir deficiência deverá declarar no momento da inscrição a necessidade de realizar o certame com ledor ou prova ampliada e/ou informar dificuldade de locomoção.
Havendo a necessidade de fiscal ledor, este também irá transcrever as respostas do candidato para o cartão-resposta.
No caso de candidato que marcar a opção de deficiente visual (parcial) na inscrição, fará a prova que será confeccionada em letras ampliadas. Se houver necessidade, a prova será confeccionada em linguagem Braile.
Os portadores de deficiência auditiva, e que declararem essa condição no momento da inscrição, poderão fazer a prova com uso de aparelho auricular.

Preparação para o Concurso TJ PR 2022

Abaixo iremos mostrar alguns pontos que já podem ser estudados, em termos de conhecimentos gerais e específicos para os cargos do concurso público da TJ PR 2022. É preciso lembrar que, sendo publicado, o edital deve ser atentamente lido para acesso completo ao conteúdo programático.
provas-concurso-tj-pr

  • Língua Portuguesa

Interpretação de texto;
Tipos e gêneros textuais;
Ortografia oficial;
Coesão textual;
Tempos e modos verbais;
Estrutura morfossintática;
Classe de palavras;
Orações;
Pontuação;
Concordância e regência verbal e nominal;
Crase;
Pronomes.

  • Matemática

Operações com números inteiros fracionários e decimais;
Conjuntos e funções;
Progressões aritméticas e geométricas;
Logaritmos;
Porcentagem e juros;
Razões e proporções;
Medidas de tempo;
Equações de primeiro e segundo graus; sistemas de equações;
Relações trigonométricas;
Formas geométricas básicas;
Perímetros, área e volume de figuras geométricas;
Raciocínio lógico e noções de função exponencial;
Matemática financeira;

  • Noções de Direito e Legislação

Estatuto do Servidor do Poder Judiciário;
Regimento Interno do TJPR;
Regulamento da Secretaria do TJPR;
Constituição Federal;
Constituição Estadual;
Estatuto da Criança e do Adolescente;
Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná;
Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná e Leis dos Fundos do Poder Judiciário do Estado do Paraná.

  • Noções de Informática

Conceitos básicos e fundamentais sobre processamento de dados;
Componentes funcionais (hardware e software) de computadores;
Periféricos e dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados;
Conceitos básicos sobre Sistemas Operacionais;
Características dos principais Sistemas Operacionais do mercado;
Funções dos principais softwares aplicativos: editores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores e correio eletrônico;
Conceitos básicos de Internet e Intranet;
World Wide Web, padrões da tecnologia, Web;
Conceitos básicos de segurança de informação;
Sistemas de backup, tipos de backup e recuperação de backup;
Sistema antivírus;
Segurança na Internet. Firewall;
Buscadores e indexadores de informações na Internet.

  • Conhecimentos Gerais e Atualidades

Noções gerais sobre temas da vida econômica, política e cultural do Paraná, do Brasil e do Mundo;
O debate sobre as políticas públicas para o meio ambiente, saúde, educação, trabalho, segurança, assistência social e juventude;
Ética e Cidadania;
Aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos.

Dos Cargos do Concurso TJ PR 2022

cargos-concurso-tj-pr
Os cargos que devem ser oferecidos no edital são para técnico e analista judiciário. Abaixo daremos algumas informações sobre as atribuições dos cargos, devendo o candidato ficar atento quando da publicação do edital para verificar as peculiaridades de cada área.
Analista Judiciário – área de serviço social (nível superior): entre as diversas atribuições, estão as atividades de planejamento, organização, coordenação, supervisão técnica, assessoramento, estudo, pesquisa, elaboração de certidões, pareceres, laudos ou informações e execução de tarefas de maior grau de complexidade, assim como de avaliação social, nos termos do art. 8 da Lei Estadual nº 16.023/2008.
Analista Judiciário – área de psicologia (nível superior): entre as diversas atribuições, estão as atividades de planejamento, organização, coordenação, supervisão técnica, assessoramento, estudo, pesquisa, elaboração de certidões, pareceres, laudos ou informações e execução de tarefas de maior grau de complexidade, assim como de avaliação psicológica, nos termos do art. 8 da Lei Estadual nº 16.023/2008.
Técnico Judiciário – área administrativa (nível médio): entre as diversas atribuições do técnico judiciário, estão a realização de atividades relativas aos serviços apoio administrativo e suporte junto às diversas unidades do Tribunal de Justiça; auxílio nas tarefas inerentes à movimentação processual, prestação atendimento ao público interno e externo, e outras atividades delegadas, nos termos do art. 19 do anexo X da Lei Estadual nº 16.748/2010.


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *